Foto: FGVces

Análise dos Recursos do Programa ABC Safra 2016/2017

Este relatório faz parte de uma série de publicações anuais do Observatório do Plano ABC com o objetivo de acompanhar e monitorar o Programa ABC, principal linha de crédito para o financiamento da agricultura de baixa emissão de carbono no Brasil. Ele apresenta dados referentes ao período do ano-safra 2016/17 (de julho de 2016 a junho de 2017). Os dados utilizados são oriundos do Banco Central do Brasil (BACEN), com o qual o Observatório ABC possui uma parceria de compartilhamento da base do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor).

 

Bota na Mesa – Agricultura Familiar e o Abastecimento de Grandes Centros Urbanos

Esta publicação reúne os aprendizados da trajetória do projeto Bota na Mesa em seus dois anos de atuação (2015 a 2017), e compartilha desafios identificados para inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos, além de propor recomendações que contribuem para endereçá-los.

 

CiViA: Experiências e reflexões sobre a gestão do ciclo de vida de produtos nas empresas brasileiras

Nesta publicação, a partir da experiência do FGVces e de sua Iniciativa Empresarial Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) entre 2015 e 2016, são apresentadas a perspectiva e a técnica da avaliação de ciclo de vida (ACV), suas aplicações e conexões com outros temas relevantes de gestão empresarial, ilustradas com diversos casos reais de empresas participantes e explorando as potencialidades de interação da ACV com outras áreas.

 

Construindo a participação em agendas para cidades sustentáveis

Elaborada em parceria com o Instituto Arapyaú, este estudo explora novos modelos de governança e tecnologia sociais para o desenho e implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade no espaço urbano a partir de quatro casos de cidades brasileiras.

 

Do Brasil para o mundo: inovação e sustentabilidade nas cadeias globais de valor – Ciclo 2

Publicação destaca resultados e reflexões do 2º ciclo de trabalho (2016-2017) do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global), fruto de parceria entre FGVces e Apex-Brasil com o objetivo de apoiar a internacionalização de pequenas e médias empresas com soluções baseadas em atributos de sustentabilidade.

 

Estudo de Aplicação de Instrumentos Econômicos à Gestão dos Recursos Hídricos em Situações Críticas

Entre 2016 e 2017, a pedido da Agência Nacional de Águas (ANA), o FGVces avaliou o uso de novos instrumentos econômicos na gestão de recursos hídricos a partir da teoria, experiências internacionais e um diálogo com a realidade nacional.

 

Formação Integrada para Sustentabilidade: Impactos e Caminhos para Transformação

Este artigo apresenta o estudo de caso do FIS (Formação Integrada para Sustentabilidade), disciplina eletiva da FGV EAESP que segue um modelo transdisciplinar, levantando insights sobre as possibilidades de transformação individual que um espaço de experiemtnação livre e contextualizado pode permitir dentro de uma escola de negócios, assim como os desafios encontrados neste processo.

 

Grandes Obras na Amazônia: aprendizados e diretrizes

Desenvolvidas ao longo de 15 meses de trabalho com mais de 130 instituições, as Diretrizes sistematizam lições aprendidas e apresentam recomendações, seja no âmbito das políticas públicas, seja no das práticas empresariais, para que se estabeleça um novo tipo de relação entre os grandes empreendimentos e os territórios que lhes são alvo na região da Amazônia.

 

Investimento Responsável e o Combate ao Desmatamento nas Cadeias de Pecuária, Soja, Papel e Celulose no Brasil

Elaborado pelo FGVces junto ao WWF, este white paper busca analisar de forma sistemática os riscos ligados a desmatamento a que estão expostas as empresas que operam no Brasil e produzem ou adquirem soja, carne bovina, papel e celulose, além de identificar os potenciais riscos a que estão expostos os investidores institucionais que investem em empresas dessas cadeias e propor recomendações sobre como os investidores podem gerenciais tais riscos.

 

ISCV: Grupo de Trabalho de Gestão de Fornecedores (Ciclo 2016)

Dando continuidade ao registro das atividades do Grupo de Trabalho de Gestão de Fornecedores (GT Fornecedores) da Iniciativa Empresarial Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), este documento pretende cumprir com um dos objetivos do grupo, disseminando o conhecimento produzido ao longo de 2016 pelas empresas participantes. Ele está organizado em dois blocos de conteúdo: o primeiro apresenta o protocolo para elaboração de uma Análise de Materialidade na Cadeia de Fornecedores, e o segundo oferece um exercício de aplicação prática do protocolo, com o objetivo de auxiliar as empresas em sua utilização.

 

Serviços ecossistêmicos relacionados aos negócios

Publicação traz casos de aplicação das Diretrizes Empresariais para Valoração Econômica de Serviços Ecossistêmicos (DEVESE) por empresas membro da Iniciativa Empresarial do FGVces Tendências em Serviços Ecossistêmicos (TeSE) em 2016. Neste ciclo, dez novos casos empresariais foram desenvolvidos, sendo oito de valoração e dois casos pilotos de gestão empresarial de serviços ecossistêmicos.

 

Sistema de Comércio de Emissões SCE – Relatório Final do Ciclo 2016

Este relatório tem como objetivo comunicar os desafios e os aprendizados do 3º ciclo operacional (2016) do Sistema de Comércio de Emissões (SCE), uma iniciativa do FGVces, bem como as estratégias e os desempenhos das empresas participantes.

REVISTA PÁGINA22 E P22_ON